- Empreendedor Cotidiano
- Posts
- Uma Masterclass em Marketing de Influenciadores
Uma Masterclass em Marketing de Influenciadores
Empreendedor Cotidiano | Edição 016
Tempo de leitura: 3 minutos
O assunto desta semana é golfe. Eu sei que não é um esporte muito comum aqui no nosso país, mas a lição de marketing é boa.
No Masters de 2024, todo mundo estava comentando sobre o sweater de um jogador chamado Jason Day. A atenção extra surgiu porque Jason Day foi emparelhado com Tiger Woods quando a usou, aumentando drasticamente o tempo na TV para a regata controversa.
Ela ostentava o nome de uma marca de roupas de golfe em ascensão, em grande destaque no peito. Um estilo semelhante ao famoso logotipo da Marlboro no macacão de corrida do Michael Schumacher.

Jason Day usando a regata controversa da Malbon Golf ao lado de Tiger Woods.
Houve várias conversas em grupo de golfistas explodindo, com algumas pessoas chamando aquilo de a coisa mais feia que já viram. Outros sugerindo que ele deveria ser desclassificado do torneio. Uma pessoa até disse: “Quem compraria roupas de golfe assim?”
Essas pessoas não entenderam a estratégia de marketing da Malbon: causar um alvoroço e gerar níveis de atenção impagáveis, em forma de mensagens em grupos, publicações sociais e até cobertura formal na imprensa.
Um membro do clube de golfe anfitrião do torneio pediu para Jason vestir a regata na coletiva pós-jogo no dia seguinte… dando à história um fôlego de dias e dias.
Funcionou?
Este é o interesse de pesquisa da marca:

Interesse de pesquisa por “Malbon Golf” durante o torneio.
Não só gerou 11× mais buscas por “Malbon Golf” em qualquer dia do torneio, como quase dobrou o volume médio diário após o pico.
Com tanto aumento de tráfego no site, considerando a oferta pop-up agressiva de 10% de desconto em troca de seu e-mail… imagine quantos novos e-mails e seguidores no Instagram eles conquistaram para poder vender para sempre.
A verdade é que a maioria das roupas deles não tem nem de perto aquele estilo. Mas isso não importa, porque toda a estratégia funcionou.
Para mais contexto sobre a estratégia
Jason Day costumava ser patrocinado pela Nike e chegou ao topo como nº 1 do mundo, depois de vencer um dos 4 torneios mais prestigiados do golfe. Ele passou por problemas físicos e de saúde mental. Ficou relativamente ausente do golfe profissional até 2023, quando voltou a subir no ranking mundial.
Nesse ponto, anunciou a mudança da Nike para uma pequena marca iniciante de golfe, que a maioria dos golfistas nunca tinha ouvido falar. A própria mudança já gerou um grande burburinho na comunidade.
Mas a parte genial dessa estratégia?
Qualquer marca pode gastar dinheiro em uma parceria com influenciador, atleta ou celebridade. Mas ir além e aproveitar a casualidade de ele ter sido emparelhado com Tiger Woods para chamar atenção é uma estratégia que mais marcas deveriam tentar emular.
Aplique isso ao seu negócio
Não se limite a contratar um influenciador para postar um Reels de 60 segundos no Instagram sobre o quanto ele ama seu produto. Faça-o:
Usar uma camisa promocional em um grande evento do setor, festival de música ou evento esportivo (mais B2C)
Vestir um boné com o seu logo por 10 episódios do podcast em vídeo dele (mais B2B)
Não importa o que seja! Tenha em mente:
Trabalhe com um excelente embaixador da marca que esteja disposto a pensar fora da caixa
Crie algo que chame mais atenção do que apenas o influenciador promovendo sua marca
Fature alto
Como você vai usar essa estratégia de Growth Hack para crescer seu negócio esta semana? Aperta no responder e me conta.
Um grande abraço.
Luciano Nigro
Quando estiver no seu momento, como eu posso te ajudar:
Quer vender seus serviços usando a internet, mas não sabe nem mesmo por onde começar? Eu posso te dar mais clareza sobre quais passos seguir.
É muito comum empresas terem anúncios rodando no Google, YouTube ou Instagram. Mas é mais comum mesmo não saberem se o trabalho está sendo bem feito. Uma boa forma de garantir isso é fazendo uma auditoria externa nas suas contas de anúncios.
Muitas empresas não podem contratar um Chief Marketing Officer. Mas isso não é motivo para deixar de ter uma estratégia eficaz de marketing. Eu trabalho com empresários selecionados que têm meu acompanhamento próximo em suas estratégias digitais. Veja se você pode se qualificar para essa parceria.
Se você não tem tempo para gerenciar seus anúncios online, mas tem capacidade de investir, nós fazemos todo o trabalho. Basta entrar em contato.
Como você avalia a edição da newsletter de hoje?Seu comentário é meu melhor insumo para escrever textos cada vez melhores. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |