Qual é a sua novela favorita?

Empreendedor Cotidiano - Edição #001

Eu cresci nos anos 80 e 90. Naquela época séries não eram tão populares como hoje. O mais próximo que tinha disso eram as novelas.

Minhas novelas preferidas eram aquelas que apresentavam um mistério que só seria revelado no último capítulo. Sempre fui muito fã dos livros da Agatha Christie.

Nenhum ser humano normal resiste a uma boa história. 

De maneira geral, havia alguns núcleos principais e outros secundários, muitas vezes formados por uma ou mais famílias. O Casseta e Planeta até fazia piada com "o núcleo rico e o pobre".

Por que estou dizendo tudo isso?

Nos últimos anos, entendi que gestão de tráfego, marketing e presença digital podem ajudar pequenos empresários, profissionais autônomos e empreendedores em geral. Mas isso não era suficiente para escrever uma newsletter por um único e simples motivo: escrever sobre negócios é chato.

Sério. Como é que eu vou ficar aqui falando de fluxo de caixa, leads, prospectos, taxa de conversão? A internet está lotada de artigos assim.

Então me propus a escrever sobre esses assuntos de maneira mais leve, e ao mesmo tempo relevante. Sem perder a objetividade. Pois esses textos precisam ter aplicação prática.

Mas para começar, eu preciso falar da camada mais básica de qualquer empresa. Que é o lugar que tem na vida do dono.

Qualquer empresário entende que a empresa ocupa um lugar relevante em sua vida. Assim como sua própria família. E como mencionei anteriormente, as novelas retratam as famílias.

Sendo assim, se uma empresa pudesse ser contada como uma história, como seria essa novela?

Como se escreve uma novela?

Escrever é parte da humanidade.

De acordo com a busca que fiz no Google, para se escrever uma novela deve-se:

  1. Planejar. Por exemplo, definir os finais de cada um dos capítulos. Entender como termina e como começa o capítulo seguinte.

  2. Considerar a resposta do público, como reações em redes sociais, para direcionar a trama.

  3. Evitar improviso. Pois pode levar à perda do controle da trama e à confusão dos espectadores.

Já dá para perceber que uma novela não é escrita de uma vez. É uma história escrita ao longo da jornada.

Também não é uma escrita caótica. O autor escreve de forma planejada, recebendo o feedback "dos clientes", que guia como a trama se desenrola.

Eu também descobri uma entrevista com Aguinaldo Silva, que foi o escritor de algumas telenovelas como "Fina Estampa", "Senhora do Destino", "A Indomada", "Tieta", "Roque Santeiro" e outras.

Ele cita que é muito difícil um autor trabalhar sozinho, e que a equipe precisa estar muito bem alinhada com o planejamento e processos do trabalho. Mesmo uma novela, que vai sendo escrita ao longo da transmissão, segue alinhada com o tema central e a trama principal, que só vai ser resolvida no último capítulo.

As novelas nada mais são que o retrato das famílias

Família é a base de tudo

O que é o sucesso da família para vocês?

Ao redigir este artigo, questionei minha família sobre qual seria nosso principal objetivo. Ou seja, a grande trama da nossa novela.

Minha esposa já falou o que sempre diz quando conversamos sobre isso: ser feliz. É sempre a maior polêmica, porque para mim felicidade não é algo que permanece, uma vez alcançada.

Mas lá veio ela com o contra-argumento, desta vez embasado em um excelente livro que estamos lendo para as crianças: Emocionário.

"A felicidade é diferente para cada pessoa. Ficamos felizes quando usamos nossos talentos para realizar coisas em que somos bons ou que gostamos de fazer... A felicidade é uma sensação de satisfação com a pessoa que você é. Não a confunda com a alegria."

É difícil ganhar algum argumento quando alguém parafraseia um bom livro. Impossível ganhar algum argumento quando é a sua esposa que parafraseia um bom livro.

Perguntei às crianças qual deveria ser o objetivo da nossa família. Minha filha de 5 anos foi bem prática e direta:

"Precisamos ser ricos para comprar a casa da Barbie e pirulitos que giram."

Muito fácil de entender! O difícil é saber o que são esses pirulitos que giram.

Já meu filho de 8 anos me disse que precisamos ficar ricos (olha o padrão) para ir à Disney e também ajudar os pobres.

Eu olho no espelho todos os dias para entender qual é o nosso objetivo como família. Principalmente, qual é o meu como o pai na família. Entendi que eu só quero que tenhamos o melhor, sempre. O que quer que seja isso. Mas o objetivo muda de tempos em tempos.

Teve uma época em que foi necessário estruturar onde moraríamos. Em outro momento, montar o lar mais acolhedor para a chegada dos filhos. Sobreviver à pandemia com duas crianças pequenas e ao falecimento do meu pai. Fechar empresa. Abrir outra.

A verdade é que a vida é uma novela. Cada capítulo tem seu planejamento e suas ações. Mas o objetivo final será alcançado apenas no último episódio. Aquele em que fechamos os olhos pela última vez.

Agora, um pouco sobre empresas.

As empresas têm suas histórias escritas como novelas

Eu acho que se uma empresa pequena tivesse sua história escrita e televisionada, seria uma novela. Como vimos anteriormente, uma novela é escrita de forma planejada, levando em consideração a resposta do público.

Cada capítulo de uma novela é como períodos de trabalho em uma empresa. O ideal é ter algum planejamento de longo prazo, com alinhamento anual, trimestral, mensal, semanal e diário.

Os produtos ou serviços de uma empresa só serão valorizados e comprados pelos clientes se agregarem valor. Acredito que, mesmo o empresário entendendo muito de seu mercado, deve aprender o que o cliente deseja.

Contudo, o público de uma empresa não se limita a seus clientes. Fornecedores, colaboradores e comunidade. Todos são impactados pela atividade da empresa.

Quanto ao improviso, imagina só se cada vez que um produto fosse preparado, ou cada vez que um serviço fosse entregue, a empresa fizesse de um jeito diferente. Se colaboradores fizessem o seu trabalho da forma como achassem melhor, dificilmente uma empresa assim poderia garantir a qualidade.

Assim como uma novela bem-sucedida precisa de um roteiro sólido, uma empresa precisa de planejamento e consistência para crescer e se manter relevante. É importante ter um direcionamento claro, mas também a flexibilidade para ajustar a rota conforme o mercado e o público evoluem.

No fim das contas, uma empresa bem organizada não só melhora seus resultados, mas também constrói uma história que vale a pena ser contada.

Aquele dia fatídico

O último dia

Certo, se empresas e famílias são novelas, como faço para que o tema central das duas convirja para um objetivo que faça sentido?

Já fiz um exercício que ajuda a entender a questão. Fiz de várias maneiras, mas a que mais me impactou foi visualizar meu funeral, quando eu estiver bem velho.

Esse exercício permite enxergar o que você gostaria de fazer na vida. Como seria a sua vida ideal caso acontecesse tudo aquilo que você gostaria? Inclui relacionamentos, família, amigos, viagens, aventuras e o que mais quiser.

É aí que as peças do quebra-cabeça se encaixam. Ou melhor, que elas ficam evidentes. Você só encaixa essas peças ao longo da vida, decidindo e fazendo aquilo que leva em direção ao que você visualizou.

Cada passo dado, cada atividade, cada decisão leva a um final ainda não escrito. Pode ser o que foi imaginado no exercício do funeral ou não. É como uma novela, lembra? Cada capítulo é planejado e escrito dia após dia.

E o que tudo isso tem a ver com a empresa?

O ponto é que no seu velório você precisa visualizar a sua empresa. Ela cresceu? Fechou? Fez sua vida valer a pena? Seus filhos trabalham nela? Você a vendeu muitos anos atrás e curtiu a vida com o dinheiro?

Porque ao omitir a empresa da visão, ela não estará no seu plano. O caminho que sua empresa percorre precisa convergir com o seu caminho. Senão, cada minuto investido nela é um desperdício.

Qual é o caminho da minha empresa?

É preciso determinar o caminho antes de percorrê-lo.

E agora? Como fazer para decidir "o que minha empresa quer"?

Você já deve ter ouvido falar no MVV:

Missão, Visão, Valores.

Não é só uma coisa feita para inglês ver. É para todo mundo ver! Que você deveria pendurar no seu escritório.

Coloque em uma moldura. Pendura no seu e home office. Onde mais der para ser enxergado.

É para você ver!

É para estar escancarado na sua cara. Para orientar todas as suas decisões que utilizam recursos da sua empresa ou, ainda mais importante, o seu tempo.

Lembra que a empresa deve ser considerada na imagem do seu funeral? É porque ela tem responsabilidade na trajetória da sua vida. Então isso precisa estar presente na Missão, Visão e Valores da sua empresa.

Todo planejamento, atividades e decisões precisam ser guiados pelo MVV, porque ele os guia ao final da novela que você quer. Mas a trama principal não muda. É como se fosse o MVV da novela.

Eis o meu:

Missão, Visão e Valores da Agência

Atualmente é meu negócio principal, no qual uso minha melhor habilidade, que é gestão de tráfego pago. Essa habilidade foi desenvolvida por causa de outra empresa que eu tinha, que já não existe mais, porque já cumpriu seu papel no quebra-cabeça da minha vida.

A missão é bem clara quanto ao objetivo e ao veículo. Quando penso em outros serviços que poderia ofertar, releio a Missão e verifico se estão coerentes. Alguns entram, outros não passam.

A Visão também está bem definida. Uma vez atingida, é hora de repensar a empresa. Vai depender muito do meu momento como empresário e da família também. Mas é possível que a agência não dure até o final da minha vida.

Essa é a percepção agora. Isso pode mudar. Periodicamente, realizo o exercício do funeral para perceber se algo mudou na minha visão.

Os Valores das empresas tendem a coincidir com os valores do fundador. Conforme o negócio se expande, é possível que haja mudanças.

Mas os Valores são importantes porque as pessoas que vão trabalhar na empresa precisam ter valores semelhantes. Assim se garante a qualidade do que a empresa entrega.

O último capítulo

Qual vai ser a história que você quer contar?

Missão, Visão e Valores são ferramentas importantes para o crescimento de uma empresa. Todas deveriam ter, não importa o porte da organização.

Mas a realidade é que pequenas empresas ainda são muito dependentes dos fundadores. É preciso organização para que uma empresa funcione sozinha, sem interferência dos donos.

Um ambiente certo é tudo.

Esta newsletter tem o propósito de ser um local para discutirmos temas de Marketing, Processos e Mentalidade. Servindo também como um ambiente para trocas e aprendizados. Como uma grande família.

Espero que meu exemplo tenha ficado claro para mostrar como cada empresa tem seu papel. Que esse papel não precisa ser eterno, mas sim um conjunto de peças importantes para encaixar no quebra-cabeça da sua vida.

Com planejamento adequado, trabalho diário e organização, assim como se escreve uma novela, sua empresa será uma história importante para sua vida ter um final feliz.

Obrigado pela leitura!
Confira os destaques abaixo.
Forte Abraço,

Luciano Nigro

Minhas recomendações da semana 

Porque a vida não é só trabalhar

📕 O que li:

  • O Cérebro da Criança
    Já é difícil um adulto controlar suas emoções. Imagina uma criança que ainda não entende o que está sentindo. Este livro explica de forma leve como funciona o cérebro de uma criança para saber como lidar com situações de estresse e como ajudar os pequenos a se desenvolver.

🎲 O que joguei:

  • Potion Explosion
    É um jogo de tabuleiro diferente de tudo o que você já viu. Não tem dados e não depende da sorte. Sua estratégia de escolher as bolinhas certas para completar as receitas das poções conta muito mais. Sem esquecer de olhar o que os outros jogadores estão montando para não frustrar os seus planos.

📽 O que assisti:

  • Atypical
    É uma série sobre um garoto de 18 anos com autismo que resolve ter uma namorada. Também retrata os desafios de sua família para lidar com essa situação e seus próprios problemas. Os episódios são muito envolventes e divertidos.

🧠Para pensar:

  • “Quando você estiver entediado, não pegue seu celular. Pegue um livro”

Como você avalia a edição da newsletter de hoje?

Seu comentário é meu melhor insumo para escrever textos cada vez melhores.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.