- Empreendedor Cotidiano
- Posts
- Influenciar sem insistir
Influenciar sem insistir
Empreendedor Cotidiano | Edição 019
Tempo de leitura: 3 minutos
Encontrei uma conversa de um profissional de marketing com uma fundadora de e-commerce, que vende 20 milhões de dólares por ano em shampoo para pets.
Trouxe aqui para refletir sobre uma ideia que faria a diferença na divulgação da sua marca.
Aqui está um trecho da conversa:
— Qual é o seu segredo?
— Depois que acertamos o nosso ângulo de marketing, tudo disparou.
— Qual é o ângulo?
— Praticamente, todos os shampoos para pets são “cruelty-free”. Mas quase nenhum fala isso... então a gente estampa em todo lugar que somos "O shampoo cruelty-free"! E que doamos uma pequena porcentagem de cada compra para abrigos de animais maltratados. Nosso público-alvo adora, porque damos a eles um motivo que se conecta com suas crenças.
— Você é brilhante! Posso divulgar em um conteúdo sobre isso?
— Claro, só por favor não use meu nome nem o da marca, para que os concorrentes não descubram esse segredo fácil de copiar, haha.
Agora, antes que você pense que ela não deveria ter deixado compartilhar isso, ou que não devia divulgar esse segredo porque alguém poderia copiar… Primeiro, ela deu permissão.
Segundo, muito mais empresas do que você imagina já usam essa estratégia.
Na verdade, ela aparece em uma das cenas mais icônicas de uma série famosa: Mad Men.

Mas aqui vão mais exemplos para te inspirar a usar essa ideia:
1. Exemplo de Consumo: Patagonia – Conservação Ambiental
A Patagonia, marca de roupas e equipamentos para atividades ao ar livre, aplica perfeitamente ao alinhar sua identidade à conservação ambiental.
Enquanto outras marcas apenas seguem práticas sustentáveis em silêncio, a Patagonia coloca seu compromisso com o meio ambiente no centro de tudo.
Com iniciativas como o programa "Worn Wear" (reparar, compartilhar, reciclar), e seu ativismo em defesa de terras públicas, ela se conecta profundamente com consumidores eco-conscientes. Assim como a fundadora do shampoo cruelty-free!
2. Exemplo de Software: Dropbox – Colaboração Sem Esforço
O Dropbox usou essa ideia ao destacar a colaboração como foco principal de seu serviço de armazenamento em nuvem. Um recurso que todos os concorrentes tinham, mas ninguém enfatizava.
Ao contar histórias de como sua plataforma facilitava o compartilhamento e o trabalho em equipe, especialmente para nômades digitais e equipes remotas, eles conquistaram um nicho específico de usuários criativos.
E você, já sabe como vai usar essa ideia para crescer seu negócio? Responde este e-mail para mim e me conta.
Como você avalia a edição da newsletter de hoje?Seu comentário é meu melhor insumo para escrever textos cada vez melhores. |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Quando estiver no seu momento, como eu posso te ajudar:
Quer vender seus serviços usando a internet, mas não sabe nem mesmo por onde começar? Eu posso te dar mais clareza sobre quais passos seguir.
É muito comum empresas terem anúncios rodando no Google, YouTube ou Instagram. Mas é mais comum mesmo não saberem se o trabalho está sendo bem feito. Uma boa forma de garantir isso é fazendo uma auditoria externa nas suas contas de anúncios.
Muitas empresas não podem contratar um Chief Marketing Officer. Mas isso não é motivo para deixar de ter uma estratégia eficaz de marketing. Eu trabalho com empresários selecionados que têm meu acompanhamento próximo em suas estratégias digitais. Veja se você pode se qualificar para essa parceria.
Se você não tem tempo para gerenciar seus anúncios online, mas tem capacidade de investir, nós fazemos todo o trabalho. Basta entrar em contato.